Sobre o Projeto Laboratórios Didáticos 2021-22
Título: A Modelagem da Informação da Construção (BIM) como suporte para a integração interdisciplinar e transdisciplinar no ensino de Arquitetura e da Engenharia Civil
Motivação: A diversidade de disciplinas, inerentes à formação do arquiteto ou engenheiro civil, induz ao tratamento isolado de temas em abordagens relacionadas, inseridas no mesmo processo de produção.
Já na prática profissional, tais disciplinas interagem, e o desafio está em conduzir processos integrados e sincronizados.
Para superar tal desafio, o BIM (Modelagem da Informação da Construção) emerge como uma plataforma digital de suporte em ambiente colaborativo, e também apresenta um elemento adicional, de grande escopo, para a formação profissional.
Há um hiato entre a concepção do projeto e sua análise pelas lentes da tecnologia da construção, custos, conforto e desempenho, e dos sistemas prediais.
Assim como procedimentos de análise podem auxiliar as decisões projetuais, a qualidade do objeto arquitetônico é crucial na formação do repertório do estudante, mesmo se for utilizado apenas para estimativas ou simulações de desempenho de diversas ordens.
Objetivo: Constituir a infraestrutura tecnológica e a base de conhecimento para o ensino do estado da arte da produção no setor Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) em nível mundial.
Objetivos Específicos:
1. Modernizar os instrumentos e procedimentos pedagógicos em sintonia com as inovações tecnológicas de ponta;
2. Desenvolver competências alinhadas com a atividade profissional na era digital de projeto, construção e operação do edifício;
3. Promover a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, sem comprometer o propósito pedagógico de cada disciplina, contribuindo para consolidar a unidade do curso e formação do aluno;
Método: A proposta ora apresentada preserva a autonomia das disciplinas, ao mesmo tempo que busca simular a integração do processo de projeto dentro e entre cursos de graduação.
Para tanto, inicia-se pela sensibilização e capacitação generalista do corpo docente e discente, de forma a poder operacionalizar a inserção gradual do BIM no currículo, por meio de palestras, workshops, cursos e consultoria específicos, além de testes de validade dos conteúdos e processos a introduzir.
No âmbito das disciplinas em que o BIM for sendo introduzido, oferecer aos alunos e professores as condições para que modelos, previamente elaborados e/ou desenvolvidos em disciplinas de projeto, ou projetos de Iniciação Científica, sejam integrados a outros processos, como coordenação de especialidades de projeto e análises de custos e desempenho, simulando o trabalho colaborativo desejado, no qual todas as disciplinas são integradas e desenvolvidas em paralelo.
Não se trata da forma final, mas de um percurso gradual de aprimoramento.
Principais participantes (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, onde não explicitado)
Docentes
Alunos de Pós-Graduação
Alunos de Graduação em projetos de Iniciação Científica
Financiamento: Pró-Reitoria de Graduação - Auxílio financeiro.